terça-feira, 13 de setembro de 2011

Operação Caixa Vazia


     Devido à grande quantidade de processos existentes em nossa regional foi promovida uma operação com objetivo de reduzir significativamente o acúmulo de processos no setor de fiscalização, através de ações integradas e planejadas. Segundo o chefe da Equipe de Fiscalização, Cláudio Porto, "a maioria dos processos era referente à solicitações de alvarás de funcionamento, reparos gerais e cancelamento de autos".
    
     Após levantamento quantitativo dos processos constatamos o número de 315 pendências. Desta feita, uma nova ferramenta foi utilizada para ajudar na logística de distribuição dos processos. Conforme relata o chefe de Políticas Sócioeconômicas, Aquiles Melo, "antes os processos encontravam-se dentro de uma pasta de plantões onde os fiscais, ao chegarem, selecionavam os processos de forma a constituir uma rota de trabalho. Essa logística foi melhorada quando decidimos fazer o georeferenciamento de todos os processos encaminhados para fiscalização.  Com o adendo dessa nova ferramenta ficou muito mais fácil traçarmos as rotas."
    
    E foi isso que foi feito. Todos os processos encaminhados à Equipe de Fiscalização foram georeferenciados e rotas foram estabelecidas de acordo com o mapa.

 
     Desta feita passamos à etapa seguinte, qual seja, a de realizar uma divisão dos processos por equipe. Segundo o Chefe interino do Distrito de Meio Ambiente, Waldemberg Oliveira, um total de 18 fiscais foram utilizados na operação, sendo os processos distribuídos entre 7 duplas por dia. Em média, cada dupla de fiscalização respondia entre 8 e 10 processos/dia, sendo a maioria de solicitações de alvará de funcionamento.

    A Operação teve início no dia 22 de agosto e se estendeu até o dia 06 de setembro, sendo todos os processos vistoriados.

     O resultado dia-a-dia da Operação Caixa Vazia pode ser visto abaixo: 

Após o 1o. Dia de Vistoria:


Após o 2o. Dia de Vistoria:





Após o 3o. Dia de Vistoria:




Após o 4o. Dia de Vistoria:




Após o 5o. Dia de Vistoria:




Após o 6o. Dia de Vistoria:




     Vale ressaltar que após as vistorias os fiscais tinham outro dia para realizar os encaminhamentos e despachos dos processos. Assim, ao fim de 12 dias, tivemos como resultados:


a) 317 processos levantados para vistoria, 305 foram respondidos e enviados para análise e 12 ficaram pendentes

b) Além do excelente quantitativo de processos respondidos num curto período, a operação Caixa Vazia implementou uma nova forma de organização e gerenciamento das ações de fiscalização.

c) A partir de agora, todo processo que chega à EQUIFIS é georreferenciado, permitindo à equipe responsável identificar não só os pontos de maior ou menor concentração de processos, bem como traçar rotas específicas para os fiscais, de acordo com as condições de momento.

     Pelos resultados alcançados e pelo comprometimento de todos os fiscais de nossa regional, só nos resta lhes dar os nossos sinceros PARABÉNS e MUITO OBRIGADO a tod@s que participaram desta operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário