quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Relatório de Atividades do Distrito de Políticas Urbanas da SERCEFOR - Setembro/2011


                     DISTRITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS
     

1) RELATÓRIO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE E USO DO SOLO – EMAUS
               
     COMITÊ DE COMBATE À DENGUE


   O presente relatório propõe-se a apresentar de forma sucinta os resultados alcançados referente ao mês de Setembro de 2011.
  

1)  14 processos para EMLURB, sendo 08 processos para poda e 06 para corte de arvores, vistoria realizada com a Engenheira Agrônoma Rafaele Dantas e aguardando a programação de execução.

2)  O processo de Nº 109490/2011, referente a um Hotel fechado na Rua Barão do Rio Branco Nº829, objeto de denuncia diante da ameaça do vírus da Dengue, foi entregue ao jurídico desta regional para as devidas providências.


3)   O Comitê de Combate a Dengue continua com as reuniões semanais, com programação de uma Ação e Mobilização para ser realizada no dia 28 do mês de Outubro, na Praça do Ferreira, o comitê está elaborando a programação.

4)  No mês de Setembro as visitas casa a casa realizadas pela SMS, no Centro participaram no total de 205 servidores, foram visitadas 4.470 imóveis e foram encontrados e destruídos 54 focos, do dia 05 ao dia 30 de Setembro de 2011.
                     

  

                                                       Carmelita Oliveira da Silva
                                         Chefe de Equipe de Meio Ambiente e Uso do Solo
                                   Coodernadora do Comitê de Combate a Dengue - SERCEFOR


2) RELATÓRIO DA EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO



                                                DADOS GERAIS

ALVARÁS EXPEDIDOS
22
NOTIFICAÇÕES LAVRADAS
117
ORDENS DE SERVIÇO EXECUTADAS
06
ORDENS DE SERVIÇO A EXECUTAR
03
AUTOS DE EMBARGO LAVRADOS
02
PROCESSOS VISTORIADOS
272
PROCESSOS INGRESSOS 
210
INTIMAÇÕES ENVIADAS VIA AR
34
LICENÇAS DE REPAROS GERAIS EXPEDIDAS
03


DETALHAMENTO DOS PROCESSOS VISTORIADOS


PLEITOS DE CONCESSÃO DE ALVARÁ
101
DENÚNCIAS FORMAIS
83
CANCELAMENTOS DE NOTIFICAÇÃO
55
DEMOLIÇÃO
02
REPAROS GERAIS
08
OFÍCIOS
04
CANCELAMENTO DE AUTOS DE APREENSÃO 
01
CANCELAMENTOS DE AUTOS DE INFRAÇÃO
01
DESMEMBRAMENTO
02
DESARQUIVAMENTO
02
OUTROS
12



Fortaleza-CE, 03 de outubro de 2011.



José Cláudio Diógenes Porto                                          
Chefe da Equipe de Fiscalização



3) SERCEFOR/DPU/LIMPEZA URBANA


RELATÓRIO DE ATIVIDADES/PRESTAÇÃO DE CONTAS

Ação de controle dos Pontos de Lixo

Erradicação e/ou monitoramento dos seguintes pontos:

1.      Praça da Polícia (início 28/04/2011)
2.      Sena Madureira/Guilherme Rocha (início 30/04/11)
3.      Barão do Rio Branco/Senador Alencar (início 09/05/11)
4.      Guilherme Rocha/Padre Mororó (início 16/05/11)
5.      Sena Madureira/Perboyre Silva (início 19/05/11)
6.      Rua Sobral, ao lado da Sé (início 24/05/11)
7.      Rua São Paulo/Sena Madureira – Praça dos Leões (início02/06/11)
8.      Rua Major Facundo/Pedro I (início 11/06/11)
9.      Avenida Imperador/Pedro Pereira (início 18/06/11)
  1. Rua Melvin Jones(30/06/11)
11.  Imperador com Castro e Silva (início 19/07/11)
12.  Rua São Paulo entre Av. Do Imperador e Princesa Isabel (Início 19/07/11)
13.  Avenida Alberto Nepomuceno com José Avelino (voltou a receber monitoramento no dia 20/07/2011)
14.  Avenida Monsenhor Tabosa com Dom Joaquim (início 27/07/11)
  1. Levantamento dos pontos de Varrição nos setores I e II do Centrão e erradicação de 11 pontos de varrição entre a Avenida do Imperador e Major Facundo (início 27/07/11).
  2. Rua Major Facundo com Liberato Barroso (início  01/08/11)
  3. Rua Pedro Borges com Floriano Peixoto (início 23/09/11)
  4. Travessa Pará com Major Facundo (início 26/09/11)
  5. Travessa Pará com Floriano Peixoto (início 26/09/11)

Ação controle da Panfletagem

Levantamento de material de publicidade distribuído no centro da cidade. Envio de ofício aos estabelecimentos cobrando o fim desta prática. Novo levantamento (Mês de Setembro) de material de publicidade para identificação de novos infratores e dos que continuam realizando esta prática, para depois notificarmos e tomarmos as demais providências. Realização de reportagens em todos os canais abertos de televisão para orientação da população sobre a ação.

      Números até o momento:

  1. Nos Meses de Março e Abril 44 empresas receberam ofício de orientação e 10 empresas foram notificadas por persistir na prática no mês seguinte.

  1. Nos Meses de Maio e Junho 33 novas empresas receberam ofício de orientação e 11 empresas que persistiram na praticam foram notificadas.

  1. No Mês de Julho 80 empresas receberam ofício de orientação. 14 Empresas foram notificadas, das quais 6 receberam a 2ª notificação.

  1. No Mês de Agosto 22 empresas receberam ofício de orientação. 15 empresas foram notificadas, das quais 5 são reincidentes em notificação.

  1. No Mês de Setembro 5 empresas receberam o ofício de orientação. 7 empresas foram notificadas, das quais 3 são reincidentes em notificação.

  1. Consta em nosso banco de dados 177 empresas praticam panfletagem no Centro.

Relação (Setembro): Alto Indice de Regularização X Saindo da Zona central

No mês em exercício, o que se percebe é que são poucas as empresas que entram, ou seja, novas que praticam a panfletagem. Também vem diminuindo a reincidência do ato e já se percebe as ruas mais limpas quanto a panfletagem, principalmente na rua Barão do Rio Branco, nas proximidades do shopping Diogo (A não ser os poucos persistentes como lojas de aparelhos eletrônicos e bancos).
Os panfleteiros, por estarem informados e/ou receberem orientação, estão se afastando da zona próximo à Praça do Ferreira e estão se espalhando, principalmente para a rua General Sampaio e para o caminho da Praça José de Alencar.


Ação Grandes Geradores
Levantamento, notificação e acompanhamento dos prazos para regularização de 14 shoppings e/ou galerias do Centro. Ação em Parceria com a SEMAM. Ação entre 06 e 10 de junho de 2011.

Novo Levantamento de possíveis Grandes Geradores (total de 22). Será realizada Ação em parceria com a SEMAM.  Levantamento realizado neste mês. Ação prevista para Outubro.

Ação: vendedores de Coco

Acompanhamento e fiscalização da destinação adequada destes resíduos nos postos de coleta. Levantamento do número atual de vendedores ambulantes de coco no Centro (173) e planejamento de reunião para orientação e encaminhamentos em parceria com a Vigilância Sanitária.

Avaliação dos Serviços da Ecofor no Centro.

Fechamento de parceria com o órgão para a realização de ações de limpeza pública, educação e fiscalização no centro. Acompanhamento dos micro-coletores e do trabalho de varrição.

Outros:

TRABALHO EDUCATIVO

Montagem e treinamento de equipe de agentes ambientais para realização de trabalho educativo nos estabelecimentos do centro de Fortaleza. Trabalho em parceria com a ECOFOR – Projeto Eco-cidadão. Início dos trabalhos: 27/09/2011. A equipe sairá com materiais informativos, folders e adesivos que serão fixados nos estabelecimentos.

Trata-se de um novo e importante passo dado pela equipe de Limpeza Urbana da SERCEFOR, pois além de realizar o trabalho ostensivo de monitoramento dos pontos de destinação irregular, começará agora o trabalho de mudança de cultura da população que visita, mora ou trabalha no Centro. 


Waldemberg O. Lima
Chefe do Distrito de Políticas Públicas Urbanas


4) ESPAÇO PÚBLICO



PRAÇA DO FERREIRA


 SETEMBRO:

Dia: 02 – SINTUFCE
        10 – Grupo Viva a Vida de Fortaleza
        14 a 17 – Feira do Livro Infantil
   20 – Ato em Defesa do Sistema Ùnico de Saúde – SUS - Cons. Municipal e            Estadual de Saúde
        21 – COPEDEF – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência - SDH/PMF
        24 – CDL
        26 – Início Montagem Natal de Luz
        26 – Camp. Doação de Órgãos – Sec. Saúde do Estado
        29 – Dia Internacional da Pessoa Idosa – Secretaria de Direitos Humanos/PMF
        29 – PROCON Itinerante
        30 – HEMOCE



PRAÇA MURILO BORGES

    06 a 10 de setembro – Projeto feira nas praças.




PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR

23 e 24 – ONG Novelo de lã  - Bazar



5) RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELACIONADAS ÀS BANCAS DE JORNAIS E REVISTAS (SETEMBRO DE 2011) 



O presente relatório diz respeito às atividades relacionadas a bancas de jornais e revistas, relativas ao mês de Setembro.

No mês de agosto foi realizada uma reunião com a Secretária Luiza Perdigão, a Acessoria Jurídica e o Setor de Bancas de Revistas. Nesse momento foi determinado que a continuação dos trabalhos fosse voltada para as notificações das bancas que já haviam sido convocadas para atualizar o preço público, e não o fizeram, e em seguida das bancas que não corrigiram as irregularidades detectadas nas vistorias. Por fim, seriam notificadas as bancas que não possuem recuo ou o possuem em desacordo com o Decreto 9300/94. Paralelo a isso seriam realizados as vistorias de cancelamento de notificação da primeira etapa de vistorias e notificações.

Em uma relação de 28 bancas que não atualizaram o preço público, 16 foram notificadas, mas devido a problemas gerados pelo sistema de recebimento (que não aceita parcelamento de dívida em atraso) as atividades foram paralisadas até uma próxima conversa com a Secretária, visto que muitos permissionários não estavam conseguindo quitar todo o débito em uma única parcela.

No que diz respeito a cancelamentos de notificação, dos 20 processos já repassados para o setor de bancas de revistas, 15 já foram vistoriados e despachados para a equipe de fiscalização.

Nesse mesmo período foi feita vistoria para alocação da banca de revistas localizada na Rua Sena Madureira, denominada Cantinho do Guaraná. A proposta do proprietário era transferi-la para a Av. Alberto Nepomuceno (prox. A loja da Troler) ou na Rua Sena Madureira, próximo ao calçadão C. Rolim. Após a medição dos espaços, nenhum dos locais foi possível, pois não atendem as especificações do Decreto. O proprietário continua na busca de outro local.

Terminada essa etapa será dado início às notificações do segundo grupo de bancas que possuem algum tipo de irregularidade e posteriormente das bancas que possivelmente serão removidas devido a problemas no recuo.

  
Fortaleza, 03 de outubro de 2011.

Ruth Menezes
Encarregada de Bancas de Revista


6) EQUIPE DE SERVIÇOS URBANOS

RELATÓRIO MENSAL – SETEMBRO DE 2011

As ações da Equipe de Serviços Urbanos da SERCEFOR no mês de setembro visaram a continuidade do trabalho iniciado em agosto e também um reordenamento da Av. Alberto Nepomuceno. Tais ações estão abaixo elencadas:

  • 07 Autos de Apreensão lavrados.
  • 04 domingos de intervenção direta na feira da José Avelino, para conter a ocupação irregular dos espaços frontais ao Mercado Central e as calçadas da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Tal operação resultou de um esforço conjunto entre SERCEFOR, GMF, AMC e Fiscalização Integrada, com a participação do corpo de fiscalização de todas as Regionais, além da disponibilização de veículos e capatazia. Os dias de ação foram 11; 18; 25 de setembro e 02 de outubro, estendendo-se das 7 horas da manhã às 10 horas da noite.
  • Realização de reunião com todos os ambulantes da Rua Liberato Barroso e entrega de suas credenciais provisórias para uso da via, com explanação da Secretária desta Regional, Dra. Luiza Perdigão, sobre o andamento do processo de reordenamento do comércio ambulante e os deveres e direitos dessa relação que ora se estabelece entre Município e informais.
  • Retomada do controle de freqüência dos ambulantes nas Ruas General Sampaio e Guilherme Rocha.
  • Início das revogações de espaços na feira da Praça da Estação e retirada de 40 bancas revogadas. Essa ação foi temporariamente suspensa para o atendimento dos feirantes que tiveram seus espaços revogados e solicitaram audiência com a secretária para análise de cada caso.
  • Continuação da manutenção da desocupação da Trav. Severiano Ribeiro (Beco da Marisa).
  • Reuniões com os órgãos de Segurança Pública – PM e GMF – para elaboração da operação de desocupação da Praça José de Alencar e entorno.

CONSIDERAÇÕES:
O mês de setembro ficou severamente prejudicado em suas ações devido ao fim do contrato de terceirização dos auxiliares de fiscalização e processo de recontratação dos mesmos a partir do dia 12. Mesmo com a contração dos antigos, o quadro de auxiliares de rua para o comércio ambulante está muito reduzido, devido a demissões, remanejamentos e saídas espontâneas, fechando o mês com apenas 38 auxiliares disponíveis para esse fim. Espera-se que em outubro sejam contratados mais 90 auxiliares para um maior fortalecimento das ações no centro.


Gustavo Lopes Leite
Chefe da Equipe de Serviços Urbanos





Nenhum comentário:

Postar um comentário